Após ajudar o chefe da prisão, Samuel (Michel Gomes) ganha o direito de trabalhar na cadeia em Nos Tempos do Imperador! O mocinho está na prisão, acusado injustamente de ter matado o próprio pai e pai de Tonico (Alexandre Nero). Sendo assim, ele decidiu terminar o seu relacionamento com Pilar (Gabriela Medvedovski). Tudo isso porque ele não vê perspectiva para o futuro, até mesmo em relação à sua profissão.
Contudo, algo inesperado acontece. Ele ganhará uma ajudinha do destino, especialmente por causa de uma tragédia. Isso porque as chuvas alagarão as celas do local e Samuel e outros presos precisarão ser transferidos. Porém, ele ajudará o chefe da prisão a solucionar este problema.
“Sou formado pela Escola Central. Trabalhava com o Barão de Mauá. E posso dar um jeito no alagamento”, garantirá ele. Portanto, sem outra alternativa, o diretor aceitará a ajuda de Samuel e gostará do resultado do trabalho: “Parabéns pela obra, você honra o seu diploma de engenheiro.”
“O que dói é saber que nunca mais vou poder exercer meu ofício. O que eu mais queria era respirar o ar lá de fora!”, lamentará Samuel, após o fim da obra. No entanto, o chefe surpreenderá o mocinho. Isso porque com o bom trabalho do rapaz, o diretor o convidará para trabalhar em uma obra pública, o deixando entusiasmado: “Eu aceito!”.