O Auxílio Brasil é um programa de transferência direta e indireta de renda. Ele é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Sendo assim, ele tem como objetivo que essas pessoas consigam superar a situação de vulnerabilidade social.
Contudo, o Ministério da Cidadania é responsável pelo envio dos recursos para pagamento. Podem participar do Programa as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Essas famílias precisam ter, gestantes, nutrizes (mulheres que amamentam), crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos.
Contudo, o valor médio do programa é de R$ 400 mensais. O Governo Federal deve manter esse valor até o fim do ano de 2022. O presidente Jair Bolsonaro (PL) definiu isso em dezembro. Assim como no Bolsa Família, o auxílio é pago de acordo com o último dígito do NIS.
Contudo, para receber a renda do Auxílio Brasil é muito fácil! Isso porque todas as famílias inscritas no antigo Bolsa Família têm direito ao novo benefício. Sendo assim, o governo declarou ter beneficiado 14,6 milhões de famílias em novembro e 17 milhões de famílias em dezembro de 2022. Para aqueles que não tinham Bolsa Família é preciso se cadastrar no CadÚnico.