Biden choca o mundo ao tomar atitude contra a Rússia! Portanto, o presidente dos EUA anunciou o que chamou de “A maior sanção econômica já vista na história.” Contudo, ele fez o pronunciamento na noite desta quinta (24), na Casa Branca, em Washington. Vale lembrar que tudo começou após o ataque da Rússia á Ucrânia.
Contudo, o presidente dos EUA disse que as medidas terão início nos próximos dias. “A Rússia não poderá negociar nem em dólares, nem em euros nem em ienes”. Ainda segundo Biden, os títulos do governo russo já caíram mais de 30%. Desse modo, o rublo, que é a moeda da Rússia, também segue em desvalorização perante o mercado internacional.
Sendo assim, Biden anunciou que todos os ativos dos bancos russos nos Estados Unidos (EUA) serão congelados. “Temos US$ 1 trilhão em ativos congelados; um terço dos bancos russos serão cortados do sistema financeiro SWIFT”, revelou. Contudo, o sistema SWIFT é uma cooperação internacional. Ela conecta instituições financeiras em mais de 200 países. Dessa forma, os bancos centrais dos países que integram o G-10 (grupo das 10 maiores economias do mundo) comandam o SWIFT.
Sendo assim, o presidente norte-americano disse que os EUA reduzirão o acesso da Rússia à tecnologia e a financiamentos em setores estratégicos, como o aeroespacial. “Nossas ações afetarão mais da metade das exportações de alta tecnologia”, complementou.