Bolsonaro avança e está cada vez mais perto de Lula. É o que aponta a mais nova pesquisa do Poder Data realizada entre os dias 17 e 19 de julho. Foram entrevistadas 3.000 pessoas em 309 municípios, a margem de erro é de 2 pontos percentuais e a mesma está devidamente registrada no TSE.
No Primeiro Turno (Comparativo entre a pesquisa atual – 17 a 19 de julho e a pesquisa de 17 a 19 de junho)
Lula aparece na liderança com 43%, ele tinha 44% (queda de 1%). Bolsonaro tinha 34% agora tem 37% (crescimento de 3%). A diferença entre os dois era de 10% (um mês atrás) agora é de apenas 6%.
Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 6%, seguido por Tebet (MDB) que tem 3%. Janones (Avante) tem 2% e Marçal (Pros) fecha com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
No Segundo Turno
Em um eventual segundo turno as coisas pioram para o atual Presidente, Jair Bolsonaro (PL). O mesmo só avançaria 1% e chegaria a 38%. No entanto, Lula cresceria bastante saindo de 43% para 51%.
Os principais problemas de Bolsonaro
Segundo a pesquisa do PoderData, atualmente existe dois fatores que vem atrapalhando Bolsonaro. O primeiro são as pessoas mais pobres, que tem renda até 2 salários mínimos, neste público o atual Presidente só tem 25% das intenções de voto, contra 50% do petista.
Contudo, não para por aí, se Bolsonaro quiser vencer a eleição ele vai ter que melhorar seus números no Nordeste. Ocorre que nesta região Lula tem 52% da preferência, contra apenas 27% do direitista. Portanto, a situação está complicada.