Bolsonaro cresce em pesquisa realizada pelo Instuto FSB Comuninação para o Banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda, 12 de setembro de 2022. Portanto, o atual cenário é o seguinte: Lula (PT) 41%, Bolsonaro (PL) 36%, Ciro Gomes (PDT) 9% e Simone Tebet (MDB) 7%.
Continuando, Luiz Felipe D’Avila (Novo) e 1% Soraya Thronicke (União Brasil) ficaram com apenas 1% das intenções. Os demias candidatos não ponturam.
Sendo assim, entre os quatro primeiros colocados, Lula foi o único que não conseguiu avançar. Pelo contrário ele perdeu 1% das intenções de votos. Contudo, o mesmo não aconteceu com Bolsonaro, Ciro e Tebet, ocorre que cada um deles subiram 1%.
Portanto, analisando este cenário de crescimento de Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e da Simone Tebet, juntamente com a queda de Lula, torna-se bem improvável que a eleição presidencial termine em um único turno. Com isto, a propabilidade de Lula e Bolsonaro se encontrarem em um segundo turno é bem alta. Para que isso aconteça o primeiro colocado do 1º turno não pode ter mais que 50% dos votos válidos.
O instituto supracitado entrevistou 2 mil eleitores por telefone entre 9 e 11 de setembro. Sendo assim, o índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi devidamente registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob protocolo BR-06321/2022.
Continue ligado no Espaço da TV.