Bolsonaro trava orçamento secreto e Lira fica a ver navios

0
1011
Operação caneta Bic é recomendada por aliados de Bolsonaro (Foto: Foto: AP Photo/Eraldo Peres)
Operação caneta Bic é recomendada por aliados de Bolsonaro (Foto: Foto: AP Photo/Eraldo Peres)
Advertisement
Bolsonaro trava orçamento secreto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou nesta quarta-feira (30) um decreto que permite o cancelamento de dotações orçamentárias voluntárias para cumprir o limite de gastos, regra que vincula o crescimento dos gastos à inflação. Sendo assim, está impedido o pagamento de cheques administrativos, ou o chamado orçamento secreto, que beneficiava parlamentares.
De acordo com O Estado de S. Paulo, dos 16,5 bilhões de reais do orçamento secreto para este ano, o governo federal congelou 7,8 bilhões de reais , o congresso esperava a liberação deste dinheiro, contudo isto não deve acontecer. O Governo Federal também enviou ao Congresso um projeto de lei que permitiria o uso de dinheiro secreto do orçamento para cobrir despesas prioritárias, como salários de funcionários públicos.

Contudo, a medida do governo Bolsonaro pegou de surpresa o presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), principal fiador das emendas de relator no Congresso, que vem se aproximando do PT nos últimos dias.

Segundo o Gazeta do Povo, os aliados de Lira defendem que ele use a PEC fura-teto apresentada pela equipe de transição de Lula para incluir uma regra que torne as emendas de relator impositivas, ou seja, de execução obrigatória, o que deixaria o congresso a vontade, livrando o orçamento secreto de cortes orçamentários.

Para mais informações, clique aqui.

Bolsonaro trava orçamento secreto (Foto: Foto: AP Photo/Eraldo Peres)
Bolsonaro trava orçamento secreto (Foto: Foto: AP Photo/Eraldo Peres)
Comentários

Deixe uma resposta