De médica a escrava! Em Nos Tempos do Imperador, Pilar terá um destino trágico. Contudo, isso vai acontecer após a mocinha ir para a guerra como médica voluntária. Em cenas exibidas nos próximos capítulos, Solano Lopez (Roberto Birindelli) vai capturar Pilar. Sendo assim, ela ficará em choque ao descobrir o seu destino.
No entanto, tudo começará quando houver um combate entre as duas tropas. Com isso, Pilar acabará se perdendo da equipe. Entretanto, o que ela não esperava é que seria surpreendida e ficaria frente a frente com o ditador paraguaio. Ela até tentará fugir, porém, será capturada pelos soldados do Paraguai.
Ao encontrar a mocinha, o ditador disparará: “Gosto de gente assim: com muita coragem e pouco juízo. Seus amigos tiveram mais sorte, escaparam. Estavam indo se juntar aos aliados, no acampamento? Qual seu nome?”, perguntará Solano Lopez, que está muito curioso sobre a jovem.
Contudo, Pilar revelará os seu nome. Sendo assim, Elisa (Lana Rhodes), mulher de Solano, questionará qual o destino eles darão a mocinha. “Não sei. Matar? Prender? Fazê-la de escrava. Brasileiros gostam tanto de ter escravos. Acabo de ganhar a minha primeira escrava”, dirá o ditador Solando Lopez. Sendo assim, a declaração do homem deixará Pilar assustada.