Flávio Bolsonaro faz pouco caso de Guedes e assina PEC dos combustíveis! A PEC está sendo apelidada pelo Ministério da Economia de “PEC kamikaze”. No entanto, mesmo com as críticas de Paulo Guedes, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) assinou a PEC nesta segunda-feira (7).
Contudo, a equipe do ministro Guedes tem reclamado que a proposta do Senado é “kamikaze”. Isso porque não tem nenhuma medida de compensação fiscal. Tudo isso além de apontar o rombo nas contas públicas sem arrecadação prevista com esses impostos.
No entanto, a PEC faz parte da articulação do governo para uma proposta ampla de zerar impostos de combustíveis. Isso porque Valdemar Costa Neto (PL) tem aconselhado Bolsonaro a diminuir o preço dos combustíveis na tentativa de angariar votos para a sua reeleição.
No entanto, enquanto auxiliares políticos recomendam que Bolsonaro adote medidas para diminuir o preço dos combustíveis, a equipe de Guedes tem outra preocupação: a possibilidade de haver um rombo nas contas públicas no último ano do atual governo.
Sendo assim, Paulo Guedes defende que o melhor caminho para reduzir o preço dos combustíveis no Brasil seria o Projeto de Lei Completar (PLP) 11/2020. A proposta fixa um valor do ICMS para os combustíveis. Assim, os estados terão de cobrar por unidade de medida, e não mais com um percentual sobre o preço.