Gás aumenta 50% em 2 anos, saiba o motivo

0
1302
Gás de cozinha tem baixa de 5,58% do preço após ação da Petrobras (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)
Gás de cozinha tem baixa de 5,58% do preço após ação da Petrobras (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)
Advertisement

Gás aumenta 50% em 2 anos! O preço médio do produto saltou de R$ 69,74, em janeiro de 2020, para R$ 102,32 em dezembro de 2021. Sendo assim, em 2021 o aumento no país foi de 9,24%. Isso é mais que o dobro da inflação oficial, que ficou em 4,52% em 2020. Mas você sabe o motivo desse aumento?

Uma das razões é a política de preço da Petrobrás. Desde 2019, a Petrobras faz alterações nos preços do gás sem periodicidade definida. Do mesmo modo que faz com os preços da gasolina e do diesel. Isso significa que as cotações do petróleo e do dólar interfere diretamente no preço do gás. Isso porque a empresa pode mudar os preços de acordo com as condições do mercado.

O gás de cozinha é produzido a partir do petróleo. Contudo, o preço do petróleo é definido no mercado internacional. Em 2020. o dólar disparou quase 30%. No entanto, como o petróleo é cotado em dólar, isso encarece os preços da matéria-prima do gás.

O presidente do Sindigás, Sérgio Bandeira de Mello, explicou algumas questões. Segundo ele, assim como outros produtos, o gás é uma commodity. Sendo assim, está sujeito a variações de preço: “A dinâmica de preço do gás tem um comportamento muito parecido como de qualquer outra commodity”, explicou ele.

Ele disse também que as margens de comercialização, distribuição e revenda têm um custo grande. Contudo, essa distribuição também sofreu alterações devido a diversos motivos. Um deles é o aumento da gasolina. “Para entregar esse produto existe uma logística complexa já que o entregamos na porta da casa dos consumidores. O custo da gasolina impactou muito na revenda e distribuição do gás”, explicou ele.

 

Comentários

Deixe uma resposta