Globo lança série sobre morte de Celso Daniel, que tem Lula acusado

0
1466
Globo lança série sobre Celso Daniel (Foto retirada do R7)
Globo lança série sobre Celso Daniel (Foto retirada do R7)
Advertisement

A Globo lança nesta quinta (27), um documentário que trata acerca do caso que gerou a morte do ex-prefeito de Santo André-SP, Celso Daniel. O caso aconteceu em 2022, o político foi sequestrado e morto, as informações são do Notícias da TV.

Contudo, até os dias atuais ainda não se sabe o que realmente aconteceu, apesar de haver uma grande suspeita de crime político. É o que acredita a família dele, que aposta que o crime teria sido realizado para evitar que o então Prefeito revelasse um suposto esquema de corrupção que desviava dinheiro da prefeitura para o PT.

O caso não é mais discutido na Justiça, contudo é sempre lembrado no meio político, em 2018 por exemplo, ele foi citado várias vezes na campanha do Presidente Bolsonaro. E recentemente o empresário Marcos Valério afirmou que o mandante do crime teria sido o ex-presidente Lula.

O que disse Valério ao MP em 2019?

Segundo Valério, ele e o então chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, compraram o silêncio do empresário Ronan Maria Pinto durante uma reunião um ano após a morte de Celso Daniel. Um empresário teria aceitado a oferta, mas não sem antes declarar que “não teria pago o pato” pelo crime. “[Ronan Maria Pinto] deixou muito claro e muito simples que ele está nomeando o presidente Lula como o responsável pela morte do prefeito Celso Daniel”, disse Valério.

“Uma coisa era o Celso bancar as despesas do partido, da direção do partido e do próprio presidente. Outra era envolver a prefeitura em casos que beiravam a ação de gângster”, continuou.
Valério conta que Ronan Maria Pinto chantageou membros da cúpula petista, dizendo que apontaria Lula como “o cabeça” na morte de Celso Daniel. Após uma longa negociação, ele teria aceitado ficar em silêncio sobre o caso. Valério diz que informou Lula pessoalmente: “Eu virei para o presidente [Lula] e falei assim: ‘Resolvi, presidente’. Ele falou assim: ‘Ótimo, graças a Deus’”, finalizou.
Vale lembrar que estamos em ano de eleição e que a tendência é que essa série prejudique ainda mais a imagem do Partido dos Trabalhadores, que conta como candidato o acusado como mandante da morte de Celso Daniel.

Não existem provas que Lula foi o mandante

Contudo, vale dizer que trata-se de uma acusação e que não existem provas reais que realmente o líder do PT foi o mandante do crime. Com isto, ele é inocente até que se prove o contrário, como determina a nossa Constituição Federal, promulgada em 1988, conhecida por ser uma constituição cidadã.
O cenário Eleitoral
Na última pesquisa divulgada, Lula tem 37% dos votos, enquanto Bolsonaro tem 31%, em terceiro lugar aparece Sério Moro com 8,5%. Em um possível segundo turno, Lula vence todos os demais candidatos, de acordo os dados da ModalMais, divulgados nesta quarta, 26 de janeiro.
Estes números mostra uma queda do petista em 11% em relação a pesquisa do Poder Data e um crescimento de 3% de Bolsonaro.
Ciro Gomes até teve uma certa reação e voltou aos 6% de origem. Contudo, ainda não representa uma ameaça para tomar a terceira via do ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro.
O cenário é horrível para João Dória que tem apenas 2% dos votos empatado com André Janones.
As eleições ocorrem em outubro deste ano e promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. Isto porque, Bolsonaro vem fazendo de tudo para conseguir se reeleger, enquanto o petista busca voltar ao poder com seu partido.
Globo lança série sobre Celso Daniel (Foto retirada do R7)
Globo lança série sobre Celso Daniel (Foto retirada do R7)
Comentários

Deixe uma resposta