Globo racista? João Ximenes Braga, ex-autor de novelas da Globo expôs a emissora líder de audiência recentemente. Ele acusou a diretoria da Rede Globo de ter tentado intervir de forma racista em seus roteiros. Em suas redes sociais, João contou tudo sobre a emissora.
O autor usou seu perfil no Facebook no sábado (30), para expor um possível diálogo com seus chefes na Globo. “Faz dela a preta burra”, teria dito um diretor. “Não, isso não vou fazer”, teria sido a resposta do autor. Ele relembrou alguns episódios dos bastidores, mas não citou nomes.
A última novela que João Ximenes escreveu foi Babilônia. Sendo assim, ele trabalhou como coautor ao lado de Ricardo Linhares e Gilberto Braga. No entanto, a novela foi considerada o maior fracasso de audiência da Globo. As atrizes negras que integraram o elenco foram Camila Pitanga, Juliana Alves, Sheron Menezes e Sabrina Nonata. Entretanto, ele não indicou qual seria o alvo do pedido de “preta burra”.
Contudo, João continuou a relembrar tudo o que viveu. Citou frases como “só gay se interessa por história de gay”, “não pode contratar o ‘pretinho’ pra depois desistir do personagem” e “ninguém se importa de não ter preto na novela, as pessoas querem ver a Giovanna Antonelli” sobre a novela Segundo Sol (2018).