Justiça determina que Record e Band diminuam tempo para igrejas! A Procuradoria da República no Rio de Janeiro divulgou as informações nesta segunda-feira (23). Sendo assim, a Band e a Record terão que reduzir o tempo dedicado a igrejas em suas respectivas programações.
Dessa forma, as emissoras terão que reduzir para 25% do tempo diário das igrejas. Isso é o equivalente a seis horas. Enquanto isso a União foi condenada a fiscalizar o cumprimento do limite legal pelas emissoras. Vale lembrar que a Igreja Universal do Reino de Deus vive a sua pior crise financeira desde seu nascimento. Sendo assim, isso tem tudo a ver com as novelas bíblicas da Record.
Dessa forma, com a falta de dinheiro, a cúpula do canal já estuda diminuir a programação. Ou melhor, até tirar o espaço desse tipo de produção no canal. A TV Record, por sua vez, vende 28,19% do tempo televisivo para programas relacionados com a Igreja Universal do Reino de Deus. Enquanto isso, a Band disponibiliza destina 20,38% da sua programação para prosélitos religiosos.
“Ainda que os programas religiosos comercializados pela emissora de TV. Não se refiram a publicidade de marca, produto, ou ideia. Há verdadeira comercialização de grade mediante contratos de caráter sinalagmático e de inegável intuito lucrativo. Já que recebe a mesma contraprestação financeira pela cessão do tempo de sua programação”, concluiu o magistrado responsável pelo caso.