Lula arquiteta moeda única. É isso mesmo, o atual presidente do Brasil planeja criar uma moeda única entre Brasil e a Argentina. Neste último sábado (21/01/2023), os presidentes Lula (Brasil) e Alberto Fernández (Argentina) um nota conjunta exclusiva ao jornal argentino Perfil.
Nesta nota, eles defendem a criação de uma moeda comum para a América do Sul. ”Em um texto especial para PERFIL, os presidentes da Argentina e do Brasil detalham a aliança estratégica que firmará este mês em Buenos Aires. Defender a democracia, o Mercosul e a integração econômica”, diz o site no início.
”Pretendemos quebrar as barreiras em nossas trocas, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, continua.
Apesar da empolgação deste jornal argentino, aqui no Brasil a ideia não foi vista com bons olhos. Muitos especialistas acreditam que a medida é totalmente arriscada e pode causar vários dados econômicos para o nosso país, que vive uma fase economia bem melhor que a da Argentina.
Vale lembrar que o real foi a segunda moeda mais valorizada no mundo em 2022, de acordo com informações do Valor do grupo Globo.
Para mais informações, clique aqui.