Lula dispara, Bolsonaro cai e Moro sobe. Esse é o cenário da primeira pesquisa de 2022, realizada pela Quaest Consultoria e encomendada pela Genial Investimentos. Os números apontam grande favoritismo para o petista, sobre o atual Presidente.
Portanto, se comparamos com a última pesquisa de 2021, a do Poder Data, Lula foi quem mais se beneficiou, Moro também subiu um pouco, mas nada demais e Bolsonaro foi quem mais perdeu em intenções de votos.
Fazendo o paralelo entre a última pesquisa de 2021 e a primeira de 2022, o resultado é o seguinte. Lula tinha 40% agora tem 45%, crescendo 5%. Bolsonaro tinha 30% agora tem apenas 23%, perdendo 7% e Moro que tinha 7% agora tem 9%, subindo 2%.
Na parte de baixo temos, Ciro Gomes que está em queda livre desde as investigação da PF sobre possível corrupção do mesmo, marcando apenas 5%, vencendo Doria que tem 3% e Simone que fecha apenas com 1%.
Foram entrevistadas 2.000 pessoas e a margem de erro é de 2%.
Este resultado ainda não é suficiente para que Lula vença as eleições ainda no primeiro turno, para isto, o candidato precisa ter mais que 50% dos votos.
Portanto a esperança do Presidente Jair Messias Bolsonaro é levar as eleições para o segundo turno e tentar vencer Lula, utilizando o anti petismo. Contudo, o mesmo deve focar também nos feitos do seu governo, principalmente aqueles que beneficiaram a população.
A mesma pesquisa ainda aponta os números para um eventual segundo turno. Onde o Luiz Inácio Lula da Silva também é favorito com 54% contra 30% de Bolsonaro e com 50% contra 30% de Moro.