Banco citado na Lava Jato financiou a pesquisa que aponta vitória de Lula no 1º turno! Diversos veículos de imprensa publicaram nesta quarta-feira (12) a primeira pesquisa eleitoral de 2022. Ela aponta um cenário favorável ao ex-presidente Lula. De acordo com a pesquisa, ele apresenta 45% das intenções de voto.
No entanto, algo chamou atenção nessa pesquisa. Isso porque agora é obrigatório que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha todas as informações referentes a pesquisa. A obrigatoriedade veio com o início do ano eleitoral. Contudo, dentre as informações, é necessário constar quem paga pelas pesquisas.
Sendo assim, com o cruzamento de dados realizado pelo site Pleno.News veio a tona quem financiou a pesquisa. A instituição responsável por pagar a pesquisa já foi citada em uma delação premiada do doleiro Lúcio Funaro. Tudo aconteceu em 2017, enquanto ele estava preso.
A primeira pesquisa de 2022 aponta vitória de Lula! Sendo assim, os números apontam grande favoritismo para o petista, sobre o atual Presidente. Fazendo o paralelo entre a última pesquisa de 2021 e a primeira de 2022, o resultado é o seguinte. Lula tinha 40% agora tem 45%, crescendo 5%. Bolsonaro tinha 30% agora tem apenas 23%, perdendo 7% e Moro que tinha 7% agora tem 9%, subindo 2%.