Pilar alerta autoridades sobre risco de epidemia em Nos Tempos do Imperador

0
880
Pilar planeja fuga para livrar Samuel da prisão
Pilar planeja fuga para livrar Samuel da prisão (Foto: Globo/Reprodução)
Advertisement

Pilar (Gabriela Medvedovski) acabará fazendo uma descoberta em Nos Tempos do Imperador. Isso porque ela se certificará de que a cólera chegou ao Rio de Janeiro. Portanto, a médica fará questão de alertar as autoridades sobre um possível risco de epidemia.

Contudo, tudo começará quando a irmã de Dolores (Daphne Bozaski) atender uma paciente com alguns sintomas suspeitos. Ela apresentava diarreia, febre e vomitava muito. A paciente terá vindo de um navio da Paraíba após o início da Guerra do Paraguai (1864-1870). Além desta, outras pessoas também surgirão na Ordem Terceira com os mesmos sintomas.

Preocupada, Pilar constatará que a cólera está solta na capital Fluminense e sem pensar duas vezes ela vai até a Junta Central de Higiene Pública a fim de conversar com o responsável. “Há um problema grave acontecendo e preciso falar pessoalmente com o presidente da Junta Central de Higiene Pública”, dirá ela ao atendente.

Contudo, o atendente desconfia e questiona: “Quem é a senhorita para saber que há um problema grave?”. “Tivemos o primeiro caso, uma freira que veio da Paraíba. Começaram a chegar outros pacientes que viajaram no mesmo navio. Não podemos esperar nem mais um minuto. A situação pode sair do controle”, disparará a filha de Eudoro (José Dumont), que se apresentará como médica.

Em seguida, Pilar completará ao falar que, se nada for feito, várias pessoas irão morrer e que eles precisam comunicar a população sobre o que de fato está havendo. “Do que exatamente a senhorita está falando?”, vai querer saber o atendente. “Estou falando de uma epidemia de cólera”, responderá a médica.

Comentários

Deixe uma resposta