Reprovação do governo Lula dispara! O mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atinge 9 meses de gestão com uma crescente impopularidade e uma situação de empate técnico entre os índices de aprovação e desaprovação. De acordo com a pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de setembro de 2023, a administração petista é bem vista por 48% dos cidadãos brasileiros. Outros 45% expressam sua desaprovação em relação ao governo.
Enquanto isso, 7% estão indecisos em relação à sua avaliação. A diferença entre os percentuais de aprovação e desaprovação do governo atingiu seu ponto mais baixo desde o início da presidência de Lula, com apenas 3 pontos percentuais de diferença. Em janeiro, essa diferença era substancial, chegando a 13 pontos percentuais.
Potanto, em janeiro, a reprovação do Governo Lula era de 39%, no entanto, neste mês de setembro a pesquisa apontou que 45% da população reprova o atual governo. Um crescimento de 7% na impopularidade da atual gestão federal.
Entretanto, as regiões que mais reprovam o governo do petista é o Sul e o Centro-Oeste com 55% e 44% respectivamente.
Até mesmo no Nordeste, onde Lula alcançou 69,34% dos votos no segundo turno, a aprovação não alcança nem 55%, nesta região 53% aprovam a atuação do governo, enquanto 41% reprovam, contudo, 6% não souberam responder.
A pesquisa realizada pelo PoderData ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro de 2023 e contou com a participação de 2.500 indivíduos com 16 anos de idade ou mais, em 212 municípios distribuídos pelas 27 unidades federativas do Brasil.
Para mais informações, clique aqui.