Salário mínimo só será reajustado em maio! Isso porque a área econômica do Governo Lula defende que o reajuste do salário mínimo para R$ 1.320 deve esperar até o Dia do Trabalhador para ser anunciado. Contudo, de acordo com informações apuradas pelo Estadão, o assunto já foi levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No entanto, o chefe do executivo ainda não tomou nenhuma decisão acerca disso. Sendo assim, como a mudança ainda não foi oficializada, o salário mínimo segue sendo de R$ 1.302,00, valor promulgado em 2022 pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
“Nos compromissos deles, pasmem, não está nem aumento do salário mínimo, não está nem reajuste da tabela de Imposto de Renda e não está a continuidade do Auxílio Emergencial [Auxílio Brasil]. Então, é preciso a gente se preparar para não cair na mentira. Porque fariseu mente, e a gente não pode acreditar nessas mentiras porque a gente vai amargar o pão que o diabo amassou nos próximos períodos”, afirmou Lula durante sua campanha, em 2022, segundo o G1.
Contudo, agora o novo governo justifica que reajustar o valor do salário mínimo agora seria muito difícil. Afirmando que não há todo o orçamento necessário. Dessa forma, esse período até maio daria tempo para o governo monitorar a evolução do comportamento da folha do INSS.
“No INSS, foram retirados os filtros para acabar artificialmente com a fila. Essa é a real. É isso que vamos ter que resolver ano que vem e vamos trabalhar para resolver”, disse Haddad depois de ser anunciado como ministro da Fazenda.