Samuel rejeita Zayla em Nos Tempos do Imperador! A moça vai tentar se aproveitar de um momento de fragilidade do mocinho. Ela tentará dar um beijo no amado mas ele vai se esquivar e rejeitar o carinho da vilã. Entretanto, ele ficará revoltado após o fim do seu relacionamento com Pilar.
Para piorar a situação, Samuel disparará: “Eu amo a Pilar e não vou desistir dela. Me desculpa”. Para tentar afogar as mágoas, Samuel beberá muito. No entanto, Zayla acordará seu amado e aproveita o momento para se declarar. “Você é o homem da minha vida. Sempre foi. Meu amor”, dirá a vilã.
Após recusar o beijo de Zayla, Samuel aconselha a moça a encontrar alguém que realmente a ama. Isso porque ele não sabe que foi a moça quem obrigou Pilar a terminar com ele. Samuel vai dizer: “Você tem que ficar com quem te ama de verdade, Zayla. Você merece ser amada”.
Sendo assim, para acabar com o relacionamento de Samuel, Zayla ameaçou contar para Tonico que Samuel é, na verdade, Jorge. Contudo, Samuel foi acusado injustamente de assassinar o coronel Ambrósio. Para salvar a pele do amado, Pilar cai na chantagem de Zayla e põe um fim em seu relacionamento com Samuel.