TSE censura Jovem Pan por critícas contra Lula; saiba tudo

0
999
Jovem Pan censurada (Foto: Reproução/Jovem Pan)
Jovem Pan censurada (Foto: Reproução/Jovem Pan)
Advertisement

TSE censura Jovem Pan. Portanto, a emissora alegou que vem sendo censurada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Sendo assim, segundo o canal, a Justiça Eleitoral determinou que alguns fatos não sejam tratados pelo grupo de comunicação e seus profissionais, seja de modo informativo ou crítico

Veja parte do comunicado da emissora e entenda a situação:

‘(…) A Jovem Pan está, desde a segunda-feira, 17, sob censura instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral. Não podemos, em nossa programação — no rádio, na TV e nas plataformas digitais —, falar sobre os fatos envolvendo a condenação do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva. Não importa o contexto, a determinação do Tribunal é para que esses assuntos não sejam tratados na programação jornalística da emissora. Censura. É preciso lembrar que a atuação do TSE afeta não só a Jovem Pan e seus profissionais, mas todos os veículos de imprensa, em qualquer meio, que estão intimidados (…)”, diz parte o comunicado.

No entanto, a decisão não foi aplaudida pelas associações de radio e televisão. Sendo assim, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL) se manifestaram contra estas decisões.

Portanto, durante sua programação a Jovem Pan colocou em seu logo o nome ”censurada”. Durante o programa Os Pingos nos Is, a emissora questionou se a censura está de volta ao país.

Qual atitude tomou a Jovem Pan? Veja o Comunicado:

“Caros, com base em decisão do TSE proferida nesta segunda-feira, estamos orientados pelo jurídico a não utilizar as seguintes expressões nos programas da casa:

Ex-presidiário
Descondenado
Ladrão
Corrupto
Chefe de organização criminosa

Além disso, não devemos fazer qualquer associação entre o candidato Lula ao crime organizado. E mais: as críticas aos ministros e ao judiciário não são recomendadas pelo nosso jurídico neste momento.

O descumprimento dessas determinações pode levar não só a direito de resposta como também a multa de R$ 25 mil e a remoção dos conteúdos de nossas plataformas.

A direção de jornalismo reforça que aqueles que não se sentirem confortáveis com essa determinação com base em decisão da Justiça, devem nos informar para que possam ser substituídos nos programas.”

Para mais informações clique aqui.

Comentários

Deixe uma resposta