Avelar deixa o Corinthians. Portanto, Danilo Avelar irá atuar por outra equipe, após quase um ano sem jogar no timão, devido o envolvimento em um episódio de de injúria racial. “Fih de rapariga preta”, disse ele durante uma partida de jogo online.
Contudo, Danilo Avelar diz ter aprendido com o erro. ”Óbvio que a gente sabe da infelicidade que eu tive em dirigir as palavras ao argentino, naquele momento. Mas me serviu muito de aprendizado. (…) Eu errei, mas quis aprender com meu erro”, iniciou ele.
”Não quis só pedir desculpa, mas quis sair da minha zona de conforto, busquei conhecimento, busquei pessoas capacitadas para me trazerem a educação que não tive sobre o tema”, continuou o mesmo, segundo o Globo Esporte.
”Isso foi fundamental para eu ter essa superação em um ano de estudos, de batalhas, de momentos difíceis. Tive a consciência sempre positiva de que estou sendo um ser humano muito melhor do que eu era quando cometi o erro. Busquei aprender, conhecer, evoluir, melhorar, para poder passar alguma mensagem ou ajudar alguma pessoa que não teve o mesmo estudo que eu sobre o tema. Foi um momento muito importante. Agradeço a todas as pessoas envolvida”, seguiu…
No entanto, além de falar do seu erro, Danilo fez questão de elogiar sua nova equipe, o América MG. ”Eu tinha certeza que as oportunidades iriam aparecer, e eu sou grato demais ao América, que é uma instituição que preza muito pela questão racial, com cursos e ensinamentos, leva os atletas às possibilidades do tema. Isso me fez ficar muito feliz de vir a um clube que compactua com minha ideia, com o que estou vivendo. Foi um namoro perfeito e estamos caminhando para, quem sabe, um casamento bacana”, declarou Avelar.