Bolsonaro cola em Lula. É isso mesmo, o atual Presidente da República vem se recuperando e crescendo nas pesquisas de intenções de votos. De acordo com o Paraná Pesquisas, o novo levantamento aponta que a diferença do petista para o Chefe do Poder Executivo é de apenas 5%.
Sendo assim, os dados mês de maio, aponta que Lula tem 40% das intenções de votos, na liderança. Contudo, logo atrás vem Bolsonaro com 35,2%, representando uma forte ameaça. Em fevereiro Lula tinha 40,0% dos votos uma queda de 0,1%, já Bolsonaro tinha 29,1%, um crescimento de 6,1%.
Os que tem menos chances
Na parte de baixo, Ciro Gomes do PDT, ficou com 7,2%, João Dória 3,2% e André Janones (Avante) 2,4%. Os demais pré-candidatos tiveram menos de 1% dos votos. 7,3% disseram que iam votar em branco/nulo, a mesma quantidade de fevereiro.
Segundo turno e espontânea
Mais preocupante do que isso para Lula, só o cenário espontâneo. Quando não são citados os nomes dos candidatos na hora da pergunta. Sendo assim, neste cenário, o petista e Bolsonaro estão quase empatados, dentro da margem de erro, que é de 2,2%. Portanto, o ex-presidente nesta situação aparece com 27,6%, contra 25,2% do atual presidente.
Por fim, em um eventual segundo turno, Lula venceria com 46,6%. Bolsonaro perderia com 38,7%. Uma diferença de 7,9%.
Foram ouvidos 2.020 eleitores, entre os dias 28 de abril até 03 de maio. A pesquisa foi devidamente registrada no TSE.