Inflação! Contas de Luz e combustíves fecham em alta; veja

0
520
Combustível mais caro! (Foto: GettyImages/Reprodução)
Combustível mais caro! (Foto: GettyImages/Reprodução)
Advertisement

Inflação! Contas de Luz e de combustíves fecham em alta. Portanto, a inflação oficial de preços do Brasil aumentou pelo segundo mês consecutivo ao registrar um acréscimo de 0,23% em agosto, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Recente aceleração resulta em um acumulado de 4,61% no IPCA nos últimos 12 meses,  conforme informado pelo IBGE.

Essa nova aceleração do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi impulsionada pelo aumento nos custos das faturas de eletricidade (+4,59%) e dos combustíveis (+0,87%). 

Contudo, esses aumentos revertem a deflação de 0,85% registrada nos produtos alimentícios. A elevação dos preços reflete os reajustes nas tarifas de energia elétrica nas cidades de Vitória (ES), Belém (PA), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

“O aumento no custo da energia elétrica foi principalmente influenciado pelo término da inclusão do bônus de Itaipu, que diz respeito a um saldo positivo na conta de comercialização de energia elétrica de Itaipu em 2022, e que foi adicionado às faturas de eletricidade de todos os consumidores”, explica André Almeida, gerente encarregado do IPCA.

No entanto, ao que refere aos combustíveis, o aumento nos preços é motivado pelos aumentos da gasolina (+1,24%) e do diesel (+8,54%). Essas variações resultaram em um aumento de 0,34% no grupo de transporte. Em contrapartida, o etanol (-4,26%) e o gás veicular (-0,72%) apresentaram quedas em comparação com julho.

As informações é do Portal R7. 

Combustível mais caro! (Foto: GettyImages/Reprodução)
Combustível mais caro! (Foto: GettyImages/Reprodução)

 

Comentários

Deixe uma resposta