Mourão defende contra-ataque da Ucrânia e chama Putin de Hitler! Dessa forma, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, condenou o ataque russo à Ucrânia, nesta quinta-feira 24. Além de comparar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao ditador alemão nazista Adolf Hitler (1889-1945).
“O mundo ocidental tá igual ficou em [19]38 com o Hitler, na base do apaziguamento, e o Putin não respeita o apaziguamento”, afirmou ele a jornalistas nesta manhã. Segundo ele, o Brasil não está neutro em relação aos ataques na Ucrânia. “O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, afirmou Mourão na chegada ao Palácio do Planalto.
“Se o mundo Ocidental deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo será a Moldávia. Depois, os estados bálticos, e assim sucessivamente, igual à Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30.” Segundo o vice-presidente as sanções econômicas contra a Rússia são insuficientes. Ou seja, não são capaz de resolver o problema.
Sendo assim, para ele, a única coisa que pode resolver é uso da força. “Tem que haver uso da força, realmente um apoio à Ucrânia, mais do que está sendo colocado”. Vale lembrar que há alguns dias, o presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou a Rússia e sugeriu que sua presença ajudou a diminuir as tensões.
O Presidente da República ainda disse que Putin era uma pessoa de paz. Contudo, na ocasião Mourão preferiu não comentar as sugestões do presidente. “Não comento palavras do presidente.”