Pilar foge mas é encurralada pela esposa do ditador em Nos Tempos do Imperador! A médica foi parar no Paraguai com o objetivo de encontrar Samuel (Michel Gomes). Ele foi parar na guerra para ajudar a servir ao Brasil como engenheiro. Lá, ela também acabará ajudando o exército brasileiro cuidando dos feridos.
No entanto, a moça acabará sendo cercada por dois soldados paraguaios armados. Acontecerá uma enorme confusão, sendo que um dos paraguaios beberá um medicamento de Pilar achando que é água e cairá desmaiado. Ela aproveitará a situação para fugir e ainda conseguirá despistar outro soldado que estava a perseguindo.
Contudo, a médica vai acabar se deparando com uma mulher. A médica vai respirando um pouco mais aliviada. Sendo assim, a protagonista pedirá ajuda. O que ela não imagina é que a mulher em questão é a esposa do próprio ditador do Paraguai, Solano López. “Você está no acampamento de Solano López”, dirá Elisa Lynch (Lana Rhodes). Pilar então ficará em maus lençóis.
Vale lembrar que o ditador ficará obcecado por Pilar e fará de tudo para tê-la só para ele, incluindo sequestro e tentativa de abuso. Sendo assim, após ser capturada, Pilar passa a ser escravizada . Ela começa a prestar seus serviços para os soldados paraguaios sem ter hora para acabar, mas ela ainda resiste e tenta, por diversas vezes, fugir das garras do ditador, em vão.