Morte de personagem choca Januário em O Cravo e a Rosa! Tudo vai acontecer quando Januário (Taumaturgo Ferreira) receber uma notícia chocante. O caipira vai descobrir que seu pai morreu. Isso porque Joaquim (Carlos Vereza), teve um ataque cardíaco no altar, enquanto estava se casando com Josefa (Eva Todor).
Já no enterro do pai, Januário se mostrará bastante triste. Lá ele chorará enquanto conversa com Ezequiel (Déo Garcez). Ele então lhe mostrará uma foto que Joaquim guardava no bolso de seu terno. “Eu demorei tanto tempo para ter um pai, mas quando eu achei ele foi por pouco tempo”, lamentará Januário.
“O que importa é que você foi o filho que ele sempre quis. Ele tinha muito orgulho de você. Quando trocamos a roupa para o enterro encontramos isso no terno dele. É a foto que você deu para ele de quando era criança, lembra? Ele carregava isso dentro do peito”, dirá Ezequiel. “Eu dei para ele no natal, mas eu nunca pensei que havia de ficar tão pouco tempo perto dele. Como dói. Dói por demais”, rebaterá Januário.
Contudo, depois Januário vai mudar de vida. Sendo assim, Januário (Taumaturgo Ferreira) vai mudar de vida mais uma vez. Isso porque o caipira será indicado para ser vereador da cidade. Com a renuncia de Batista (Luis Melo), Teodoro (Matheus Petinatti) passará a ser o indicado para o cargo de prefeito e ele aproveitará para nomear Januário para vereador.
“Acabo de ter uma rápida conferência com o presidente do nosso partido. Com a desistência do outro candidato, eu fui o segundo mais votado e humildemente aceito a indicação para prefeito”, dirá Teodoro. Contudo, Teodoro pedirá a indicação de Januário como vereador de sua chapa para as próximas eleições. “Eu?”, perguntará Januário, ainda sem acreditar .